Sobre a pesquisa
Este projeto dá continuidade à pesquisa mais ampla realizada pela pesquisadora Beatriz Polivanov nos últimos cinco anos, focada na desigualdade de gênero na música. A pesquisa parte da constatação de que, assim como em outros setores da sociedade, a indústria musical apresenta desigualdades de gênero.
Durante os projetos anteriores, ficou evidente a escassez de literatura e pesquisa empírica sobre mulheres DJs no Rio de Janeiro. Além disso, apesar de a cultura digital ter se tornado fundamental para a visibilidade de artistas, faltam estudos que analisem como essas mulheres se apresentam e se expressam nesses espaços, tanto em textos quanto em conteúdos audiovisuais e imagens em seus perfis.
Assim, a questão central desta pesquisa é: quem são, como se autoapresentam e como se articulam as mulheres DJs do Estado do Rio de Janeiro em plataformas de redes sociais?
Nossos objetivos
Voltado para artistas do Rio de Janeiro, este projeto visa gerar uma cartografia das mulheres DJs, focando nas plataformas Instagram e TikTok, tendo em vista sua centralidade na cultura digital contemporânea. O objetivo é mapear, através da coleta e análise de suas postagens nas redes, como elas se autoapresentam, articulam redes e promovem seus trabalhos online, considerando três eixos: corporeidades, sonoridades e territórios.